Desentupimento Caixa de Gordura Zona Leste

Home / Desentupimento Caixa de Gordura Zona Leste

 

Caixa Retentora de Gordura

Caixa de Gordura

Como Funciona?

A função da caixa é reter óleos e gorduras despejados nos ralos das pias das cozinhas, diretamente ou misturados com a água da lavagem de louças. A caixa deve ser dimensionada de acordo com o porte do estabelecimento.

Caixa de GorduraAtenção! Não ligue os esgotos provenientes dos banheiros na caixa de gordura, estes devem ser ligados diretamente na caixa de inspeção!

 

Problemas causados quando a caixa de gordura entope:

  • Mau cheiro e refluxo de sujeira;
  • O escoamento lento e demorado;
  • Transbordamento de gordura pela tampa da caixa;
  • Reprodução e infestação de baratas e outros insetos;
  • Entupimento de canos conectados antes e depois da caixa de gordura.

 

Como realizar a limpeza

A limpeza é obrigatória e a forma mais simples e recomendada é a limpeza manual. Basta retirar a tampa da caixa de gordura, coletar o material superficial amarelado (pastoso ou sólido) com uma pá ou concha, retirar o material depositado no fundo, depositar em um saco plástico e descartar. Quando sobrar somente líquido dentro da caixa, a limpeza está pronta.Também é possível contratar empresas especializadas.

 

Frequência de limpeza

Bares e restaurantes de pequeno porte devem realizara limpeza mensalmente. Não utilize água quente ou produtos como soda, ácidos ou biológicos pois podem arrastar a gordura e entupir tubulações em outras áreas.

Não jogue lixo ou restos de alimentos na pia ou no ralo. Assim, você evita o entupimento e a obstrução da rede de esgotos.

Armazene o óleo de cozinha usado em garrafas descartáveis. Recicle, não dispense o líquido na rede de esgotos, para evitar entupimentos.

A canalização de água da chuva não deve ser ligada à rede de esgoto. Esta é uma ação irregular e possibilita o refluxo do esgoto para dentro do imóvel. O correto é direcionar essa água para a rede pluvial, que será destinada diretamente para rios e córregos.

 

APENAS 1 LITRO DE ÓLEO PODE CONTAMINAR 25.000 LITROS DE ÁGUA LIMPA!

 

Vamos fazer um planeta melhor!

Lembre-se, o óleo que você usou e se beneficiou pode prejudicar a natureza. Descarte-o corretamente, faça a limpeza de sua caixa retentora de gordura periodicamente. Compartilhe essa ideia!

 

Conheça o PROL

O Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura (PROL) tem por objetivo minimizar impactos ambientais do descarte incorreto do óleo nas águas. A Sabesp participa dessa ideia, visite o site oficial www.sabesp.com.br e acesse a lista de pontos que recebem o óleo de fritura usado.

fonte: Sabesp

 

Versão 14/10/2019